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Tudo o que você precisa saber sobre a tendência em cores para 2023

Todos sabemos o poder que as cores possuem e o quanto elas têm a capacidade de despertar emoções e desejos, não é mesmo? Não é à toa que há especialistas empenhados em prognosticar a tendência em cores para 2023, reunindo uma série de argumentos capazes de justificar essa seleção. É o caso das empresas Pantone, WGSN e Coloro.

Cada uma, à sua maneira, realizou pesquisas aprofundadas, levando em consideração o hábito das pessoas, seus comportamentos e, logicamente, as tendências tecnológicas e sociais conferidas nos últimos anos, sobretudo em relação à pandemia. Toda essa miscelânea de dados foi capaz de traduzir diferentes questões na vida dos indivíduos. Munidos dessas informações, muitos profissionais dedicaram-se a sinalizar o que, na visão dessas empresas, será visto com frequência no mundo em 2023 em termos de cores.

 

Viva Magenta: a cor de 2023, segundo a Pantone

A Pantone, que é uma empresa de consultoria de cores americana, anunciou qual será a tendência em cores para 2023. Segundo o diagnóstico dos seus especialistas, a Viva Magenta, que consiste em um vermelho rosado, será o foco dos holofotes no próximo ano.

De acordo com os argumentos levantados para a definição dessa cor como tendência para 2023, estão os seguintes:

  • É uma cor pouco convencional e que, por isso, está profundamente conectada com os tempos atuais;
  • É oriunda da interação da tecnologia (inteligência artificial) e da criatividade humana, algo extremamente atrelado aos últimos acontecimentos e tendências do mundo;
  • Segundo a diretora executiva da Pantone, trata-se de uma cor destemida e que representa otimismo e alegria, aspectos que as pessoas certamente têm buscado cada vez mais em suas vidas.

Além disso, importa destacar que, dentre os argumentos citados, está a própria observação realizada em eventos e nas escolhas realizadas por profissionais da moda, designers e fashionistas. Dessa maneira, o resultado dessas observações, pode-se dizer, reúne diferentes fontes de análise, de modo que possa, efetivamente, aproximar-se do maior número de fatores possível atrelado ao cotidiano das pessoas.

 

As cores que são tendência para a WGSN e Coloro

Além da Pantone, a WGSN e Coloro também fizeram suas pesquisas sobre a tendência em cores para 2023. Apesar de não terem chegado a mesma conclusão no que tange à cor escolhida, seu processo de investigação deu-se de forma muito similar ao empreendido pela Pantone. Nesse sentido, é possível afirmar que, de uma forma ou de outra, os mesmos aspectos centrais foram considerados.

No caso dos resultados atingidos pela WGSN e Coloro, encontram-se, ao invés de uma, cinco tendências para 2023. A partir de uma pesquisa realizada por especialistas das empresas, que se localizam na Ásia, nas Américas, na África e na Europa, foi possível coletar uma série de insumos. Indo da indústria criativa de moda até os setores de tecnologia e beleza, esses profissionais elencaram diversos elementos para comporem as cores de 2023.

Digital Lavender, Luscious Red, Sundial, Tranquil Blue e Verdigris são os nomes das cores que, segundo a WGSN e Coloro, serão tendência em 2023. Seus nomes, por sua vez, são personalizados, isto é, escolhidos de maneira inédita pelos profissionais envolvidos nesse processo. O objetivo, com esses nomes, é justamente garantir uma tradução que seja adequada no mundo inteiro, remetendo, obviamente, à mensagem que se deseja passar com as mesmas.

Contudo, apesar de haver cinco cores selecionadas, uma delas foi escolhida como a do ano de 2023, a Digital Lavender. Dentre os principais argumentos envolvidos nessa escolha, estão:

  • Conexão com cores que remetam à esperança e equilíbrio, que são necessidades crescentes nos indivíduos, sobretudo em função dos últimos eventos mundiais, como a pandemia;
  • A Digital Lavender tem como principal significado a serenidade e a estabilidade, indo ao encontro das citadas demandas que são cada vez mais prioritárias na vida das pessoas;
  • As tonalidades de roxo estão associadas, dentre outras coisas, à espiritualidade, o que converge com a necessidade de buscas mais holísticas por parte dos indivíduos, afastando-se do mundo digital como forma de equilibrar sua rotina e saúde mental;
  • Essa será uma cor que, segundo os especialistas, percorrerá os mundos digital e físico, oferecendo a cada um novas perspectivas, de acordo com suas necessidades.

Todos esses argumentos foram listados como premissas para a escolha da Digital Lavender como a cor de 2023. A expectativa é que ela reúna todas essas questões em seu uso, contribuindo com a tendência comportamental e social do novo ano que se aproxima.

 

A tendência em cores para 2023 e sua relação com o ambiente e a decoração da casa

Como todas as tendências parecem apontar, a questão holística e do equilíbrio estarão cada vez mais em alta em 2023. Como consequência dos aspectos sociais que assolaram e assolam a sociedade mundial, é natural que, em todas as instâncias da vida, essa busca por maior equilíbrio e serenidade seja evidenciada.

Dessa maneira, reunir as mesmas tendências na maneira de organizar o ambiente e a decoração da casa também será uma prática bastante verificada no próximo ano. Isso quer dizer que, dentre outras coisas, já é possível antecipar-se em relação à escolha visual dos novos ambientes e setores tanto da casa quanto da vida. Nesse sentido, cabe a cada um investir, com base no seu propósito e expectativa para 2023, naquilo que estará mais conectado com os seus objetivos. E, como bem sabemos, as cores são fundamentais nesse processo.

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